domingo, 7 de novembro de 2010

Cidades em busca da sustentabilidade

     Tratando-se de meio ambiente e melhoria da saúde do planeta em que vivemos, temos visto que a busca pela sustentabilidade por parte da maioria dos países e cidades é uma preocupação eminente na atualidade. Devido a esse fator contamos com a presença de vários projetos futuros e alguns que já ocorrem atualmente que visam a menor degradação do meio ambiente, menos poluição, menos caos social e organizacional, entre outras mudanças que tornam o termo "sustentável" plausível.
     Com base nesse conceito, temos como exemplo o projeto de planejamento e desenho urbano que ocorre em Göteborg, na Suécia. Nele ocorre a reforma das habitações populares, e, já é efetivo, esse projeto teve como propósito melhorar a qualidade de vida, melhorar as moradias e barateá-las, construção sustentável e economia de energia, maior qualidade arquitetônica, tecnologia inovadora e uso de recursos renováveis para a continuidade após o término das obras. Além disso o propósito social do planejamento pregava que houvesse envolvimento dos futuros moradores na execução do projeto e interação social dos mesmos.
     A partir desse exemplo de adaptação urbana, podemos concluir que é possível sim conciliar um ambiente urbano com sustentabilidade, preservação do meio ambiente através de recursos renováveis, e, principalmente no contexto social, futuramente haver mais igualdade e distribuição de razoáveis/boas condições de vida para todos, já que esse modo atual de disparidade econômica está matando o mundo em que vivemos e, consequentemente, nós também. Além de ser um projeto inteligente, é um projeto que nos mostra como, com o auxílio e dedicação de todos, mudar e melhorar é possível, e que realmente só depende de cada um.

Para mais informações sobre o remanejamento urbano de Göteborg e outros projetos sustentáveis, acesse:

Nenhum comentário:

Postar um comentário