sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Depoimento sobre a visita ao Parque das Neblinas

FOTO: FAUNA DO PARQUE. FONTE: SITE OFICIAL DO PARQUE DAS NEBLINAS

     A visita ao Parque das Neblinas proporcionou aos alunos a oportunidade de ver de perto a importância do equilíbrio natural e entender melhor a dinâmica de um lugar onde a presença do homem tem se concretizado nos últimos anos a fim de preservar o local.

     O parque se localiza numa região em que havia uma fazenda de produção de eucalipto, sendo, portanto, uma área de reflorestamento. Esse processo se realiza quando a mata secundária passa a substituir a mata primária.

FOTO: SALÃO DE PAPEL. FONTE: SITE OFICIAL DO PARQUE DAS NEBLINAS

     O interessante da ida ao parque foi a oportunidade de interação com a natureza, sensibilizando os visitantes.
     Estudos realizados no parque comprovaram a presença em um dos rios locais de um peixe que não tem sido registrado há mais de cem anos. Esse fato é apenas um de vários casos de presença animal e/ou vegetal que estão extintos ou em processo de extinção. Pudemos presenciar também a atividade de uma abelha nativa (as abelhas "convencionais" -grandes com listras amarelas e pretas- são naturais da África), cujo mel é muito valorizado no mercado, tendo em vista a dificuldade em retirar o mel (cuja produção é muito baixa) e a dificuldade em encontrar e cultivar esse tipo de abelha.
     Durante todo o passeio, percebemos a presença de um tipo de árvore peculiar e a monitora nos disse que essa árvore é aquela em que o bicho-preguiça mais fica. Ela é mais procurada por esse animal, pois tem uma defesa: a presença de formigas. Ou seja, qualquer animal que venha a sacudir a árvore a fim de fazer do preguiça uma presa será atacado por inúmeras formigas.
     Foi constante tambem a presença de palmito Jussara, que está em processo de extinção. Para o homem sua utilização não se limita ao paladar: seu tronco serve para a fabricação de ripas e são, portanto, aproveitadas na área da construção, sendo utilizadas como material para telhado, paredes e assoalhos. Ele tem sido substituido pelos palmitos Açaí e Pupunha, mas mesmo assim, sua procura tem sido muito grande.
▬▬▬▬▬
     Contudo é importante a preservação da natureza, o que exige atitudes sustentáveis. Mas a idéia de "sustentabilidade" que muitas pessoas tem é de atitudes trabalhosas, o que não é verdade: você pode separar o lixo reciclável do orgânico no momento em que for jogar fora e tenha certeza de que isso não levará muito tempo. Saiba que pequenas atitudes promovem grandes feitos. Portanto, ajude-nos a construir um mundo mais sustentável!

▬▬▬▬▬
Conceitos:
•mata primária: mata virgem, não devastada pelo homem.
•mata secundária: mata reflorestada, implantada após o desmatamento da mata primária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário