quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Palestra - Modos de energia e hábitos de vida sustentáveis

     Na semana de palestras e atividades direcionadas ao projeto que tinha como enfoque a sustentabilidade, iniciamos com uma palestra inicialmente apresentada pelo professor de Física Vitor, que abordou os modos de energia renováveis e ecologicamente interessantes, e professor Pablo, que fez comparações entre o modo atual de vida - errado - e como esta deveria ser, posteriormente apresentou como deveríamos lidar com as situações cotidianas sem degradar o meio ambiente de modo tão drástico.
    Para tentarmos continuar com os padrões habituais sem a degradação do ambiente devemos procurar fontes de energia renováveis, inteligentes e de fácil obtenção. Na palestra tivemos como exemplo a energia eólica (capturada através dos ventos e do movimento das hélices), energia solar (placas com boa condução de calor que absorvem a energia recebida por meio da luz solar), energia obtida através do movimento das ondas e armazenado em enormes containers, entre outros. Além disso, o professor apresentou alguns projetos para o futuro de construções que pregam a sustentabilidade como seu principal objetivo, não sendo assim nocivas ao meio ambiente mas com muita tecnologia e qualidade.


Energia eólica

Energia solar

     Na segunda parte da palestra tivemos a comparação entre o nosso atual e errado modo de viver, e como seria se pensássemos em um modo de vida priorizando o ecossistema e sua preservação. Foi exibido várias providências que deveríamos tomar, como por exemplo lavar os carros com baldes de água em vez de mangueira aberta com desperdício de água, banhos mais curtos e uso da torneira de modo cauteloso e breve, uso de meios de transporte coletivos ou que não necessitam de combustível para se locomover (como a bicicleta e metrôs), entre outros fatores.
    Portanto, podemos concluir que esta palestra serviu como informativa aos alunos para precavermos um possível desastre ambiental se continuarmos a viver nesse ritmo de vida, que atualmente ocorre com desperdício de alimentos e recursos ao nosso alcance, desigualdade e atitudes que levam a alta degradação de nosso planeta. E, se tomarmos as previdências certas e realmente cada um fizer a sua parte, ainda há uma chance a humanidade de salvar a todos, incluindo a Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário