sábado, 6 de novembro de 2010

Vídeo assistido - Não por acaso

O filme assistido retrata duas histórias diferente e que se cruzam em alguns momentos durante o filme, mas o real motivo do filme é fazer nós perguntar a nós mesmo: Podemos mesmo controlar tudo na nossa vida?
 No filme parece que não, um homem mais velho é controlador do trânsito de São Paulo, trabalha articulando semáforos e vive sozinho separado da sua ex-mulher, do outro lado temos um rapaz jovem que mora com sua namorada e planejam se casar, sua profissão é fazer mesas de sinuca e participar de campeonatos, o rapaz era realmente habilidoso. No entanto a ex-mulher do homem mais velho acaba morrendo num acidente que nesse mesmo acidente há uma moça atropelada, no caso, a namorada do jovem rapaz. Ambos precisam seguir em frente, o homem segue no trabalho e passa a viver com sua filha que antes vivia com sua ex-mulher, deixa de ser solitário e o rapaz encontra outra mulher que havia alugado o apartamento da sua falecida namorada. Enfim, a história vai se desenrolando com o tempo e o homem quase perde sua filha que planejava ir para uma viagem de intercâmbio, porém para evitar isso ele controla o trânsito em seu favor e faz uma enorme bagunça congestionando tudo mas consegue evitar a partida da sua filha, no entanto o rapaz que estava com a outra mulher acaba perdendo a chance de ficar com ela novamente já que ela fica presa nesse trânsito e não chega em casa a tempo, onde o rapaz a procura.
Após a sinopse do filme como relacionarmos com a sustentabilidade? Simples, o filme aborda exatamente o fato de duas pessoas com vidas totalmente diferentes e paralelas que em algumas ações interferem na vida do outro. E você? Já parou para pensar quais dos seus atos interferem nas vidas de outras pessoas? O fato de deixar de reciclar e deixar de reutilizar materiais, jogar lixo no chão, desperdiçar água e materiais, você está prejudicando outras pessoas que precisam disso mas não tem, enquanto você tem e desperdiça isso. A pergunta se podemos controlar tudo em nossas vidas também é fácil de respondida, é claro que não, mas devemos sim planejar o que podemos para não cometer erros como os que ocorrem no filme e acidentalmente atrapalhar outros. A falta de planejamento não ocorre nas vidas também, cidades como São Paulo não tiveram o crescimento planejado e isso faz com que o trânsito seja complicado e diversas outras coisas como a falta de lugares para jogar o lixo e a necessidade de retirar água de locais bem distante para abastecer a cidade atrapalha e atrapalhará ainda mais a vida de mais pessoas no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário