terça-feira, 9 de novembro de 2010

Visita ao Parque das Neblinas


     A visita ao Parque das Neblinas teve como objetivo colocar o estudante em contato com a Mata Atlântica para que o jovem tome ciencia de que o dematamento, cada vez mais acelerado, está fazendo com que muitas espécies de plantas e animais tornem-se extintas, e que um modo para conservar esse local é através da sustentabilidade.

     O Parque está localizado no limite dos municípios de Mogi das Cruzes e Bertioga, ele possui uma área de 2800 hectares, é gerenciado pelo Instituto Ecofuturo e, desde 2007, é reconhecido como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Bem ao seu lado, encontra-se o Parque Estadual Serra do Mar, ambos parques pertencem a uma região declarada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Ao chegar ao local, um pequeno lanche da manhã nos aguardava em um espaço muito aconchegante. Parte dos ingredientes utilizados nas preparações era obtida lá mesmo, no almoço, serviram alguns pratos típicos da região, e a equipe que realiza esse maravilhoso serviço já foi elogiada por chefes de cozinha importantes, entre eles Alex Atala!

Antes de realizarmos as trilhas, as monitoras do próprio Parque fizeram uma pequena apresentação sobre a localização e o principal objetivo da instituição: promover a sustentabilidade aproximando as pessoas do ambiente. Antes de comentar tal assunto, elas perguntaram aos alunos o que era 'sustentabilidade', incrivelmente nenhum aluno respondeu à pergunta, sendo assim, elas pediram para que durante o passeio, refletíssemos sobre a questão em aberto. Além das trilhas o Parque dispõe de diversas outras atividades que envolvem o indivíduo com o meio ambiente, sensibilizando-o.
No Centro de Visitantes, encontra-se um auditório com alguns móveis feitos de papelão e com um pouco de iluminação natural e há uma tabela que o próprio elenco montou com a numeração de espécies de animais encontrados, entre esses animais está um peixe que antes era praticamente considerado extinto!

Durante a trilha deparamo-nos com uma pegada, ou melhor, uma 'escorregada' de anta, diversas árvores e palmeiras, entre elas a juçara que, atualmente, encontra-se ameaçada de extinção, e uma maravilhosa cachoeira de água cristalina. Além da incrível paisagem, aprendemos que atos em prol à sustentabilidade devem vir primeiramente do indivíduo e depois se expandir, formando assim, um grupo que realizará projetos que provem que o Homem tem condições de estabelecer uma relação com a natureza e que nenhum dos lados sairá prejudicado, e sim de alguma forma beneficiado.

Após a caminhada, voltamos ao Centro para discutir e refletir sobre o que está acontecendo com a Mata e, consequentemente, com os animais que ali habitam, e o que pode ou poderá ser feito para que a mesma possa permanecer durante anos e anos.
Água Cristalina da CachoeiraTabela com as espécies encontradas até agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário