terça-feira, 26 de outubro de 2010

Vistia à estação de tratamento de água (Sabesp - Cotia)

Vista panorâmica da ETA da Sabesp-Cotia

 
     Basicamente o motivo da visita da Sabesp de Cotia foi a observação e entendimento do funcionamento do tratamento da água, seguindo em cinco principais etapas que são floculação, decantação, filtração, desinfectação e fluoretação; buscando a conscientização do processo do trato de umas das principais fontes vitais responsáveis pela nossa vida.
     A estação tinha por objetivo abastecer São Paulo, mas, com o seu crescimento urbano a estação não tem mais a capacidade de abastece-la, logo, passa a tratar apenas quatro municípios, que são Cotia, Vagem Grande Paulista, Embu e Embu Guaçu; tratando 1200L/s de água ( sendo que o sistema Cantareira trata 33000L/s de água, a maior da América Latina).
   A Companhia, por sua vez, possui uma pequena área verde destinada a preservação ambiental, a qual possui um lago destinado a estudos sobre a água. Além disso, a empresa produz produtos renováveis, tais como a água de reuso(para lavagem de calçadas, por exemplo.) e tijolos a partir do barro separado no processo de decantação.
      A região visitada e atualmente abastecida, é aparentemente pobre, consequentemente, implica em apresentar uma baixa qualidade de vida. Além disso, é visivel que a população local não possui uma conscientização adequada a respeito de sustentabilidade, uma vez que realizam atos de poluidores (como jogar lixo no chão e nos esgotos), dificultando o processo de cuidade e limpeza da àgua.
     
Torneiras com águas separadas em função das etapas do processo:
Natural-Água que chegou à estação; Pré Colorado- Fase de adição de produtos químicos (cal e cloro);
Decantada- Separação da água das suas impurezas (como o barro); Final- Fase da água destinada à população.

Área destinada à decantação da água.
links relacionados:
Sabesp (Site oficial da estação, com detalhes a respeito do tratamento e suas respectivas fases).

Nenhum comentário:

Postar um comentário