terça-feira, 26 de outubro de 2010

Visita à ONG - Papel solidário

A visita à ONG papel solidário, em Atibaia, foi feita com o objeitvo de observar a reciclagem realizada pela ONG, nesse caso, o papel. No entanto vimos também diversos tipos de materiais confeccionados com todos os materiais que conhecemos de reciclagem, feitos com produtos industriais, exemplo o vidro, o metal, o papel e o plástico.
O local parecia simples (como pode ser visto nas fotos) e não era industrial, o papel era feito a mão. A região não aparentava ser uma região rica, porém também não de classe alta, portanto, provavelmente de classe média baixa.

Materiais reciclados de plástico, metal, papel e plástico.

O processo de compor o papel reciclado feito pela ONG é o de papel semente, um papel 100% bio sustentável que pode ser plantado após sua utilização, dele nascerá cravos ou qualquer outro tipo de planta dependendo da semente utilizada, o processo demora mais ou menos 1 dia para produzir um determinado numero de papel semente dependendodo sol (para secar o papel).

Papel industrial sendo transformado para reciclagem

Papel pronto para iniciar a reciclagem


Local onde é produzido o papel reciclado

Papel reciclado sendo produzido

Materiais feito por papel reciclado nas estantes
Fui além e descobri que a ONG além de contribuir ao meio ambiente, ela não recebe nenhum apoio do governo, recolhe seu próprio material através de doações e seu lucro não é tão alto, porém é muito importante para o local em que está. Desde quando o projeto foi instaurado a ONG colaborou para a retirada de um lixão a céu aberto e dele crianças e pessoas que passaram a trabalhar no projeto ao invés de catar lixo no lixão. Os índices de criminalidade também baixaram, já que o projeto contribuia para colocar crianças na escola, diminuindo o número de adolescentes que entravam para o tráfico de drogas na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário