terça-feira, 26 de outubro de 2010

Visita ao Aterro Bandeirantes

Vista aérea do Aterro Sanitário Bandeirantes

     A visita ao Aterro Sanitário Bandeirantes foi feita com o intuito de conhecermos um dos processos responsáveis pelo cuidado e tratamento do lixo.
    Possuindo uma área de 1450000 m², o aterro encontra-se desativado atualmente (funcionou no período de 1979-2007, recebendo 6 milhões de toneladas de lixo por mês), uma vez que atingiu seu auge de armazenamento, dedicando-se agora apenas à decomposição dos resíduos, planejando-se, após tal etapa, a formação de um parque.
     Armazenando 150 metros de profundidade de lixo por meio de relevos, o terreno tornou-se inviável para ocupação, impedindo a formação de moradias. Porém, devido a grande parte desse terreno ser composto, instala-se de forma inapropriada em algumas regiões pertencentes ao aterro(uma vez que possam ocorrer deslizamentos), sendo notório um baixo aspecto socioeconômico da região ocupada, prejudicando a expanção e área de uso do aterro. Assim, vale ressaltar que apesar da vantagem ambiental e sustentável de um aterro, conclui que o mesmo acaba afetando de forma direta os meios de vida das populações mais carentes, que tem que apelar a práticas ilegais, buscando sua sobrevivência e arriscando a própria vida).
    Apesar desses fatores negativos, em maioria, percebi que um aterro sanitário é sustentável e benéfico ao meio ambiente, uma vez que dos resíduos produzidos pelo lixo depositado, o chorume é devidamente separado inteiramente (devido a forma que o lixo é coberto no interior da terra), sendo bombeado para uma lagoa (com 33 mil litros de volume), cuja água é devidamente tratada e enviada para a Sabesp (que a utiliza na produção de água de reuso). 
    Além disso, o metano (que é emitido de forma natural pelo lixo), é direcionado por meio de um conjunto de tubos, para a usina Biogás, que funciona desde 2004, sendo responsável por cuidar do biogás, produzindo energia (que abastece todo aterro), e eliminando de forma correta o que há de excesso, evitando desperdiço ou descargas poluidoras à atmosfera. 
   
Usina Termoelétrica Biogás- Queimadores de metano
Processo de produção de energia através do metano (na usina Biogás) - trocadores de calor

links úteis:
  • Biogás (site da empresa, com informações detalhadas a respeito do Aterro e do processo de produção de energia limpa a partir do metano).

Nenhum comentário:

Postar um comentário