quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Palestra- Biodiversidade

       No dia 14/10, tivemos uma palestra com o professor Paulo Henrrique, do Objetivo, a respeito do tema "Biodiversidade e Sustentabilidade". Discutimos principalmente a respeito das diversidades das espécies ao longo dos anos (desde o período de fomração da Terra até as eras atuais), fazendo uma retrospectiva sobre os períodos que sucederam-se e buscando uma analogia com a atualidade.
     A palestra em si, foi muito interessante, uma vez que tivemos acesso a dados detalhados a respeito de algumas espécies já estintas, períodos passados do planeta Terra, entre outros elementos, tais como os 34 Hotspots, ou seja, os 34 ambientes do mundo com vasta biodiversidade, e que precisam de ajuda com mais urgência.
     Assim, a relação principal com o tema que estamos estudando, isto é, sustentabilidade, deu-se pelo fato de que o professor fez uma relação de hipóteses que levaram ao fim de espécies passadas (meteoros com os dinossauros e eras glaciais, exemplificando), mostrando que alguns desses eventos ocorreram de forma constante (mais de uma vez, gerando o fim de mais de uma espécie, como o caso das glaciações).
   Logo, ao finalizar a palestra, concluiu-se que a nossa era caminha de forma natural para seu fim (como todas as outras que o tiveram), mas devido a nossas atitudes, implicando em fenômenos como o aquecimento global (por exemplo) apenas estamos acelerando esse processo, e consequentemente, antecipando um suposto fim de nossa espécie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário