sábado, 6 de novembro de 2010

Vídeo assistido - Story of Stuff

     O Vídeo (possível assistir no link no fim da postagem) retrata sobre dois grandes problemas gerados pelo sistema capitalista. O primeiro é o consumismo. O consumismo é a necessidade que todos nós temos de comprar as coisas, porém como relatado no vídeo após 6 meses você só estará utilizando apenas 1% das coisas compradas por você. O segundo problema é a insustentabilidade, um dos grandes focos do Blog. No vídeo é relatado todo o processo do capitalismo e em seu início é mostrado para nós a extração dos recursos naturais provocado pelos países desenvolvidos e também pelos subdesenvolvidos, em geral industrializados, no entanto esses recursos não são repostos na natureza, gerando a insustentabilidade. O que fazer? No vídeo há no final a proposta de uma tentativa de fazer com que aquele processo, transforme-se num ciclo, um ciclo sustentável, e para isso é necessário realizarmos processos como a reciclagem e a reutilização dos produtos comprados por nós. Além disso seria necessário que as pessoas evitassem esse consumismo exagerado que nós temos, deveríamos consumir apenas o essencial e garantir não comprar sem pensar.
     São Paulo também sofre com isso, é uma cidade insustentável, retira recursos naturais e não devolve à natureza, além de ter uma população consumista como qualquer outra cidade e isso aumenta muito o lixo de São Paulo que ou vai para aterros, ou vai para lixões ou alguns poucos vão para reciclagem. É necessário buscar alternativas para que esse lixo deixe de ser um problema para cidade e para nós e passe a ser um meio sustentável.

 

Um comentário:

  1. Devido a eventos externos ocorridos em datas próximas (Feira de Ciências e o ENEM), não conseguimos efetuar a postagem na data limite e pedimos a compreenção da Simone a respeito, que já está ciente do caso.

    ResponderExcluir